segunda-feira, 20 de junho de 2011

Capitania das Artes

OAB -Natal

Praça das Mães

Jornal A Republica

Solar Bela Vista

Casa de Câmara Cascudo

Capitania das Artes

Subindo novamente o caminho seguiremos para o entrocamento das ruas Câmara Cascudo e Padre João Manoel para passarmos pela praça das mães ,ao lado dela temos o prédio atual da OAB. Esta pequena praça oficialmente é chamada de Praça Tomás de Araújo e mais popularmente é conhecida como Praça das Mães, pelo fato das mesmas se reunirem no local para receber notícias de seus filhos que estavam lutando na guerra (Segunda Guerra). Sua construção é da década de 60, o painel de azulejo e ferro é uma homenagem as mães de todas as raças, a autoria é do artista natalense Dorian Gray Caldas.
Nesta rua temos a capitania das Artes, Solar Bela Vista, Casa Câmara Cascudo e também o jornal A Republica.

O antigo prédio da Capitania dos Portos hoje abriga a Capitania das Artes. Importante centro cultural do Estado a Capitania das Artes, com seu prédio em estilo neoclássico, hoje serve de abrigo para lojas de artesanato, palco para shows e possui auditórios para eventos e convenções.Casa de Câmara Cascudo

A casa onde Câmara Cascudo viveu a maior parte da sua vida junto a sua esposa, Dona Dahlia, e de onde saiu toda sua produção literária deixou de ser aberta ao público após a morte do mestre, em 1986.

Dona Dahlia continuou morando lá. Eventualmente recebia amigos do mestre Cascudo em busca deste ou daquele livro, daquela carta ou arquivo. Em 97, a saudade apertou e Dona Dahlia partiu para junto de Cascudo. A casa, então, permaneceu fechada até 2001.

Aqui você vai ter a oportunidade única de conhecer um pedacinho deste mundo muito particular de Cascudo.

Você pode começar vendo as placas que homenagearam Cascudo por seus préstimos à cultura brasileira. Em seguida você conhecerá o átrio da casa com vários quadros com fotos autografadas por grandes personalidades amigas de Cascudo. Vai conhecer também o escritório onde o mestre produzia sentado à sua máquina de escrever. É lá que se encontram nas paredes as assinaturas de centenas de amigos, ilustres ou desconhecidos, que visitavam a casa da Junqueira Aires. Você também vai ver alguns objetos de artesanato popular que Cascudo colecionava, quase ao lado encontra-se o antigo jornal A Republica, hoje nele funcionam o Diário Oficial do Estado e o Museu da Imprensa: Eloi de Souza.


Links:

Diario Oficial:

http://www.natal.rn.gov.br/dom/

Prefeitura de Natal:

http://www.natal.rn.gov.br/funcarte/paginas/ctd-24.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário