quinta-feira, 16 de junho de 2011

Busto do Padre João Maria


Vista da Praça no começo do século passado

Busto do Padre João Maria

Atras deste templo temos a praça padre João Maria, o padre João Maria Cavalcanti de Brito, conhecido como Padre João Maria, (natural do município de Jardim de Piranhas, 23 de junho de 1848 — 16 de outubro de 1905) foi um sacerdote católico brasileiro.

Nascido na antiga Fazenda Logradouro do Barro, hoje Fazenda Três Riachos, em Jardim de Piranhas no RN, era filho de Amaro Cavalcanti e Ana de Barros. Foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1871. Realizou a primeira missa em Caicó quando tinha apenas 23 anos e assumiu a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, antiga catedral de Natal, em 1881.

Foi nessa época que ele passou a ser conhecido pela sua extrema solidariedade, Padre João Maria marcou sua vida com uma meta bem definida: ajudar aos mais pobres. A determinação em estar ao lado dos que precisam, foi confirmada quando o Rio Grande do Norte foi atingido por uma epidemia de varíola, no final do século XIX , seguida de uma grande seca. Padre João Maria também distribua alimentos as pessoas mais pobres da cidade. Acabou morrendo em 16 de outubro de 1905, da mesma doença que tanto combateu, a varíola.

Desde então, é considerado como o Santo de Natal, aonde foi construída, por trás da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, uma praça em sua homenagem, lá existe um busto seu, onde fieis costumam fazer promessas, se benzem com água benta e agradecem ao "santo" com pequeno objetos que fazem alusão às graças obtidas, a ele são atribuídas inúmeras graças, principalmente as que amenizam o sofrimento dos fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário